
Faça um paralelo do comportamento Educacional das crianças de Cingapura com as do Brasil.
O que perante PROFESSOR, você poderia abordar dentro da sua sala de aula para alertar nossos jovens do apelo televisivo e midiático que fazem para induzí-los ao CONSUMISMO?
De acordo com Ladislau Dowbor, 92% dos lares brasileiros têm televisão. O que poderíamos fazer para usá-la de maneira inteligente?
Diz também que a Escola tem que ser MENOS Lecionadora e MAIS Organizadora de conhecimentos e Articuladora de ideias...
Registre nos Comentários!!
Boas reflexões!!
Jamille
Os três vídeos monstram a importância de fazer uma reorganização nas escolas, levando os alunos a uma visão ampla do mundo que o cerca e a importância da tecnologia para este conhecimento.
ResponderExcluirOs vídeos apresentados foram muitos bons vou até utiliza-los com os meus alunos pois a questão do consumismo é conteúdo de sociologia.Sei que esta questão de consumir vem muito da cultura de cada um de cada sociedade.Infelizmente nós brasileiros temos este consumo exagerado muitas das vezes desnecessário na prática do dia dia e que isso nos traz pontos negativos não só com relação a questão economica como ambiental.Um trabalho com os nossos alunos seria de suma importância para a conscientização do consumo consciente junto com as novas tecnologias.
ResponderExcluirParalelo:
ResponderExcluirCrianças do Brasil ... são extremamente consumistas.
Crianças de Cingapura ... aprendem que mais vale uma boa mochila do que várias.
Nós professores temos a obrigação de estar sempre alertando nossos jovens sobre o apelo televisivo e midiático.E devemos sempre incentivar nossos jovens (alunos) a usar de maneira inteligente suas televisões.
O vídeo traz um alerta sobre o consumo exagerado de nossass crianças, estimulado cada vez mais pela Tv, um bom tema para se debatido em sala de aula. Unindo assim, as novas tecnologiass a prática de sala de aula.
ResponderExcluirOs vídeos nos alertam de como nossas crianças estão voltadas para o consumismo exagerado. Como professores e pais, precisamos conscientizar e incentivar nossos alunos e filhos a limitarmos ao consumo desnecessário que nos leva a uma indisciplina nas finanças.
ResponderExcluirOs vídeos aqui apresentados no primeiro encontro foram de muita impotância para refletirmos como as nossas crianças vem se comportando com relação ao consumismo. Realmente, elas não querem saber se vão utilizar os objetos que querem comprar, mas elas querem ter aquilo que desejam, levando aos responsáveis ao ponto de comprar o que elas querem mesmo não tendo condições.Mas a realidade não pode ser assim, precisamos conscientizar nossas crianças a lidar com o que é realmente necessário para sua necessidade. Devemos educá-las para que sejam bons consumidores e econômicos, saber lidar com o que é realmente necessário. E a escola deverá tentar ser mas atrativa educando nossos alunos a serem ótimos consumidores e levar mais tecnologia atrativa para que eles gostem mais do que estão aprendendo. Devemos, então, interagir as novas tecologias a nossa economia.
ResponderExcluirOs três vídeos nos mostra uma realidade sobre consumismo. Os brasileiros consomem sem a consciência do valor que está adquirindo, colocando o prazer em primeiro lugar. O importante seria, que todos começassem a conscientizar a importância do valor de ser é não do ter.
ResponderExcluirPara nos tornarmos aptos a falar com nossos alunos sobre consumismo e sobre a importância e responsabilidade de consumirmos com consciência é necessário que comecemos a mudar nossas atitudes em casa, em como lidamos com nossas necessidades de consumo e com a de nossos filhos. Nós professores devemos viver de acordo com o que acreditamos e principalmente com o que ensinamos, pois não se pode falar para os alunos que o consumo desmedido é errado se deixarmos que esse tipo de consumo aconteça em nossos lares. Devemos nos lembrar que as crianças brasileiras são reflexo da sociedade, mas em especial dos pais e do que vivenciam em casa.
ResponderExcluir